sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entrevista ao Treinador Campeão José Manuel Ribeiro

O técnico campeão, José Manuel Ribeiro, dá a primeira entrevista depois de conquistar o titulo de Campeão da Divisão de Honra da AF Porto.

Blogue do Infesta (BdI): Antes de mais, queria desde já dar-lhe os parabéns pelo titulo conquistado e pela subida de divisão, algo que só irá engrandecer ainda mais o FC Infesta.
Para quem prometeu ficar apenas nos 9 primeiros lugares, o Infesta excedeu as expectativas e garantiu o título a três jornadas do fim. Era mesmo esse o objectivo (ficar nos 9 primeiros) ou havia uma esperança que as coisas podiam ser diferentes?

José Manuel Ribeiro (JMR): A história do nono lugar é mesmo verdadeira. Esse foi o pedido que me foi feito pelo Presidente, não foi nada inventado por mim com o intuito de fugir a qualquer responsabilidade ou para retirar qualquer tipo de pressão da equipa. As dúvidas sobre a capacidade de alguns atletas e sobre a capacidade desta equipa técnica eram muitas, daí estes objectivos moderados. No entanto dentro do balneário a confiança foi aumentado de treino para treino e de semana para semana, até que chegamos a um ponto em que não podíamos fugir mais da luta pelo primeiro lugar.

BdI: E qual o segredo deste sucesso?
JMR: Excelente Presidente, excelente equipa médica (Dr. Fernando Silva, Enf. Hélder, Massagista Sr. Joaquim), excelentes directores (Sr. Teixeira e Sr. Serafim Fonseca), excelentes roupeiros (Relvas, Mário e Jeferson), excelente equipa de adjuntos (Nélson e Duarte), excelente observador (Prof. José Miguel), Excelente motorista (Sr. Silva), excelente massa associativa que embora em pequeno número nunca deixou de nos apoiar. Queria aproveitar este espaço para agradecer a uma pessoa em particular o Sr. Jorge Amaro que desde a primeira hora tudo fez para que nada faltasse aos seus treinadores e jogadores.
E por último fazer um agradecimento público aos jogadores que juntos fizeram do Infesta a melhor equipa deste campeonato.

BdI: Ser campeão pelo Infesta, o seu clube do coração e logo no seu ano de estreia como treinador, que sabor é que tem?
JMR: Muito difícil explicar por palavras os sentimentos vividos no estádio do Custoias. Acima de tudo foi uma enorme satisfação ver a alegria de todos os elementos desta equipa e da nossa massa associativa que depois de dois anos de sofrimento mereceram este campeonato.

BdI: A quem dedica este titulo?
JMR: Aos meus pais e à minha irmã que sempre apoiaram esta minha paixão pelo futebol.

BdI: Desde o inicio do campeonato que o Infesta mostrou supremacia em relação aos adversários, esteve até à jornada 20 sem perder, até que na deslocação a Grijó, o Infesta perdeu o primeiro encontro. Nas jornadas 24 (Pedrouços) e 26 (Lixa) voltou a perder. Chegou a temer que o Infesta, que ia vendo o Grijó reduzir a desvantagem, perde-se a liderança?
JMR: A confiança nos meus atletas sempre foi máxima. Nunca esteve em causa o nosso primeiro lugar. Mesmo nas derrotas o Infesta continuou a apresentar uma excelente capacidade defensiva o que me deixou sempre tranquilo em relação ao futuro.

BdI: Uma das perguntas que deve andar na cabeça de muitos infestistas será se o José Manuel irá continuar na próxima temporada, porque depois desta fantástica época, é natural que existam convites de outros clubes. É para continuar?
JMR: Isso é um assunto que já está a ser tratado. Até ao final de Maio sou o treinador do Infesta. A minha vontade é de continuar e apenas estaria disponível para sair se fosse para uma divisão superior e para um clube que me desse as mesmas condições de trabalho ou melhores do que aquelas que o Infesta me proporciona.

BdI: E objectivos para o futuro? A carreira de treinador é para ser levada a sério?
JMR: Eu já levo muito a sério o trabalho que faço no Infesta.

BdI: Agora que terminou o campeonato, onde se consagrou campeão e com presença assegurada na III Divisão, pode desde já dizer quais os objectivos do Infesta para a próxima temporada?
JMR: Os objectivos do Infesta para a próxima época apenas poderão ser definidos quando toda a estrutura estiver montada. De momento ainda é prematuro estar a falar da próxima época.

BdI: Em clima de festa, quer deixar umas palavras aos jogadores, equipa técnica, directores, adeptos…?
JMR: A todos aqueles que trabalharam comigo, queria uma vez mais expressar o meu mais sincero agradecimento pelo trabalho desenvolvido. Para os poucos adeptos que sempre nos acompanharam, desejar que na próxima época o possam voltar a fazer e se possível acompanhados por mais alguns infestistas, porque este clube merece que pelo menos em casa o estádio esteja sempre cheio.

1 comentário:

  1. grande entrevista, sim senhor. Este homem vai-nos levar longe. Espero que para a proxima temporada is leve à 2ª B que é o nosso lugar.

    ResponderEliminar