domingo, 21 de novembro de 2010

O Mourinho dos distritais

José Manuel Ribeiro
Treinador do Infesta está a ter um inicio de carreira de sonho: dez jogos, dez vitorias.

Chama-se José, é treinador de futebol e só sabe vencer. Esta poderia muito bem ser a história de José Mourinho, o "Special One" que não pára de somar vitórias por onde passa. Mas não, não é. É, sim, o retrato do início de carreira de José Manuel Ribeiro, treinador, de 36 anos de idade, que se encontra a cumprir a época de estreia como técnico principal à frente do comando do Infesta.

Recusa ser equiparado ao melhor treinador do Mundo - "Mourinho é único" -, mas é impossível dissociar algumas semelhanças. Desde logo, porque é um treinador vencedor, como provam os dez triunfos em igual número de jogos disputados na Divisão de Honra da A. F. Porto, que fazem do Infesta o líder do campeonato. Um percurso que transformou José Manuel Ribeiro no treinador da moda dos distritais portuenses.

Será este mais um caso de sucesso, como José Mourinho ou André Villas-Boas, por exemplo? Só o tempo o dirá, mas que o caminho já começa a ser traçado no sentido certo, o das vitórias, não há dúvida. No entanto, José Manuel Ribeiro não embandeira em arco, mostrando-se sempre cauteloso em relação ao futuro.

"Tenho o sonho de ser treinador profissional e estou confiante que o poderei concretizar. No entanto, isso não depende apenas de mim. É preciso que surja uma oportunidade, como aconteceu no Infesta", faz notar, apontando "a capacidade de liderança" como um dos seus pontos fortes.

Enquanto a oportunidade para novos voos não surge, José Manuel Ribeiro mostra-se "determinado" em continuar a somar triunfos. E a próxima pode acontecer já hoje, frente ao Nogueirense. Será o 11.º triunfo consecutivo? "Não nos preocupamos em bater recordes, embora estes sejam os melhores desafios que existem", sublinha o técnico, que cumpre a 25.ª época ao serviço de um clube em que já foi atleta e treinador-adjunto.

Enquanto o profissionalismo não bate à porta, acumula o cargo com o de professor de Educação Física, numa escola em São João da Madeira. E tem sido a grande figura entre a comunidade escolar. "À segunda-feira, os alunos têm-me felicitado pelas vitórias", diz, com um brilho nos olhos. E como será amanhã, no regresso às aulas? Só mais logo se saberá. Mas os dados estão (bem) lançados...

Norberto Sousa

FONTE: Jornal de Noticias

3 comentários:

  1. É bom ver o rechecimento daqueles que vestem a camisola azul e branca do F. C. Infesta, e sem interesses vão à luta e conseguem conduzir o F.C. Infesta ao TOPO, Parabéns Profº Zé Manel pelo seu esforço e dedicação e pela alegria que causa aos adeptos do Infesta que o seguem desde sempre, e nunca o abandonaram nem nos piores momentos. Gostava de expressar aqui os meus sinceros Parabéns para todos os Jogadores e para a equipa Técnica do F. C. Infesta e o desejo de que continuem em frente.
    Elisabete Silva

    ResponderEliminar
  2. Pode não ser o José Mourinho, mas é o "nosso" treinador, aquele treinador que nos tem dado muitas alegrias nos últimos tempos, algo que já não víamos há muitos anos. Eu por exemplo, nunca vi o Infesta a lutar por uma subida de Divisão, e quando o poderíamos ter feito, acabamos por descer da III para a distrital.
    Aqui vejo a competência de um treinador de futebol que sabe motivar jogadores que ainda à duas temporadas, jogavam na II B...

    Força Professor José Manuel!!!
    FORÇA INFESTA!

    ResponderEliminar
  3. O reconhecimento positivo q um clube como o Infesta está a ter agora na divisão de honra já devia ter tido anos antes qd figurava em divisões acima,mas o povo gosta é de vitórias por isso mais vale ganhar mtas vezes aqui do que estar numa divisão acima e perder mais do q as q ganham...isto como o povo pensa!!
    Agora queria deixar uma palavra de apreço ao Zé Manel,agora Mister...força com esse projecto clubistico e mta sorte também na carreira de treinador,merece mesmo pois chegámos a partilhar o balneário e as memórias q ficam é de alguém humilde e q estava sempre pronto ajudar e a motivar para evoluir-mos de uma forma positiva,as suas observaçaoes ja eram na altura perspicazes e sempre com uma critica construtiva.Espero que um dos factores que é essencial para uma excelente futura carreira esteja presente tanto para o Zé como para o Infesta...Sorte.

    ResponderEliminar