domingo, 26 de junho de 2011

Época de sucesso

Certamente nas hostes mamedenses não há memoria de uma época tão rica em êxitos como a de 2010/2011. Em hora de balanço, foram três títulos de campeão e consequentemente 3 subidas aos Nacionais, Futebol Sénior e Júnior e Andebol Sénior. Todos os infestistas foram campeões, mas claro o principal campeão foi o Presidente Manuel Ramos.
Numa época de crise e de muitas poupanças, além de conseguir com muita dificuldade renovar o Parque de Jogos da Arroteia, dotando-o de relva sintética e bancadas, foi feliz ao descobrir na prata da casa dois técnicos que foram campeões pelo futebol sénior e júnior.

Professor José Manuel
Com 9 anos de idade, entrou nas escolinhas do Infesta, percorreu todos os escalões do Clube. Formou-se em Educação Física, foi adjunto de Augusto Mata e, mais tarde, de Manuel António. Nestes 26 anos dedicados ao Infesta soube aprender as regras do futebol e nem pestanejou quando o Presidente Manuel Ramos o convidou para se estrear como treinador da equipa principal de futebol. José Manuel tomou conhecimento das dificuldades financeiras do Clube e construiu a equipa para disputar a Divisão de Honra da AF Porto, na qual foi Campeão. A equipa orientada foi composta com jogadores experientes que renovaram e por outros vindos das provas associativas. Convidou para seus adjuntos outros ex-jogadores do clube: Nelson Rego e Duarte, e com trabalho regular e aplicado os resultados foram chegando.
Proibido de jogar no Estádio Moreira Marques, por falta de condições regulamentares, teve de jogar meio campeonato em campos emprestados. Não foi tarefa fácil. No entanto, desde a 1ª à última jornada, ocupou sempre o 1º lugar, conseguindo nas primeiras 10 jornadas, 10 vitorias consecutivas e depois de estar até à 20ª jornada sem perder, foi obra.
Em simultâneo, teve jogadores influentes na construção dos resultados, casos de Paulinho e Pedro Nuno que só eles estiveram perto dos 40 golos e na baliza uma referencia chamado Miguel, um guarda-redes que conseguiu estar sem sofrer golos durante 718 minutos. A equipa soube gerir os pontos de avanço sobre dignos adversários que foi o caso do Grijó que mesmo assim acabou distanciado em 10 pontos.

José Catalão
Foi outra aposta de Manuel Ramos para treinador dos juniores do Infesta quando já decorriam 5 jornadas, após a saída do ex-treinador Waldemar Silva.
Catalão foi uma referencia como jogador sénior nos anos 80 e 90, deixando os relvados em 94. Passou a administrativo do Infesta e, em simultâneo, tirou o curso de treinador.
Sem nada o prever, surgiu a oportunidade de Catalão se estrear como treinador e não a rejeitou. Nessa altura o Infesta estava em 7º lugar, seguindo-se vitorias atrás de vitorias e muita disciplina em campo dos jogadores. A equipa foi valente e aplicada e chegaram ao final em primeiro lugar empatado com o Lousada com 56 pontos cada.
Lousada, Infesta, Pedras Rubras e Maia Lidador, foram os eleitos para disputar a fase final. O Infesta venceu esta segunda fase sendo um digno Campeão, subindo com todo o mérito à 2ª Divisão Nacional.

Paulo Guimarães
Treinador do Andebol Sénior, é de uma dedicação ao clube e foi um digno Campeão. Os dirigentes dos vários escalões são também autenticas dedicações ao Andebol do Infesta, onde acompanham cerca de 200 praticantes: lutam permanentemente por um pavilhão, prometido pelas entidades camarárias. Têm que fazer treinos e jogos num pavilhão inadequado para a pratica do Andebol. Praticamente todos os escalões estão inseridos em provas a nível Nacional. Os jogos oficiais têm de ser feitos numa escola próxima. Além das exíguas bancadas, o aluguer da Escola é exorbitante.
Os Seniores de Andebol que disputaram a 3ª Divisão Nacional, fizeram um campeonato excelente e venceram a 1ª fase.
Na fase final estavam 6 equipas empenhadas em discutir 4 subidas e um titulo. O Infesta sem derrotas, foi a equipa mais regular e foi um digno campeão com direito à subida à 2ª Divisão Nacional...

Homenagem aos jogadores
A homenagem aos jogadores e respectiva entrega das faixas de Campeões foram feitas na passada quarta-feira, na Estalagem da Via Norte, num jantar para o qual foram convidadas diversas entidades.

Joaquim Sousa

FONTE: Jornal de Matosinhos

1 comentário:

  1. Parabéns a todos, principalmente ao PRESIDENTE que bem merece estas vitórias!!!

    ResponderEliminar