sábado, 11 de setembro de 2010

Mister Jose Manuel Ribeiro em entrevista ao blogue do Infesta

Mister José Manuel Ribeiro, muito obrigado por conceder esta entrevista ao blogue do Infesta que sei que será lida por muitos infestistas e não só. Esta entrevista tem como objectivo dar a conhecer um pouco do novo treinador do Infesta e das suas ideias para o campeonato que se inicia no domingo.

Blogue do Infesta: Quem é o Treinador José Manuel Ribeiro?
José Manuel Ribeiro: É um treinador estudioso, que procura em cada momento da sua vida desportiva melhorar os seus conhecimentos, tendo sempre como principal lema, que uma equipa de futebol é muito mais do que a soma das qualidades de cada jogador.

BdI: Como surgiu a hipótese de treinar o FC Infesta?
JMR: Surgiu no final da época transacta. A direcção, na pessoa do seu presidente, decidiu fazer uma mudança na equipa técnica, e entendeu que eu seria a pessoa certa para liderar a equipa.

BdI: Qual foi o pedido que a direcção lhe fez para esta temporada, depois de dois anos menos bons com o Mister Manuel António?
JMR: A Direcção pretende, neste ano de muitas mudanças, estabilidade. Os objectivos passam por fazer uma época tranquila, apontando para uma classificação dentro dos primeiros 9 classificados. Este foi o pedido do Presidente Manuel Ramos.

BdI: Como planeia conseguir esses objectivos?
JMR: Com a qualidade do nosso trabalho. Tenho a sorte de ter ao meu lado dois excelentes adjuntos, (Nelson e o Duarte) o que tem favorecido, em muito o atingir dessa qualidade pretendida. E depois, como não podia deixar de ser, com a ajuda de uma equipa unida em torno desse objectivo.

BdI: Sentiu na equipa, a moral em baixo, depois de duas descidas de divisão consecutivas do Clube?
JMR: Senti nos jogadores, pelo contrário, uma vontade enorme de começar a treinar e a jogar. Os jogadores que ficaram, gostam do clube e mais do que ninguém ficaram desapontados com os resultados das duas últimas épocas.

BdI: De que maneira avalia a continuidade de jogadores como o Paulinho, Pedro Nuno, Serge, Vitinha, entre outros, que quiseram continuar no plantel, apesar de terem estado ainda á dois anos, na 2ª divisão B?
JMR: São atletas que se sentem bem no clube e que acima de tudo aprenderam a gostar do Infesta. Sinto neles uma grande vontade de retribuir, com dedicação, com motivação e com sacrifício, tudo aquilo que o clube fez por eles.

BdI: Foi o Mister que escolheu os jogadores contratados? Que critérios utilizou para os escolher?
JMR: Todos os jogadores do plantel foram escolhidos por mim. Quer as renovações, quer as contratações foram da minha inteira responsabilidade. O principal critério foi o da qualidade, quer técnica quer humana. Tive igualmente a preocupação de contratar atletas com alguma experiência da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto.

BdI: Verificando o historial de todas as equipas que vão competir esta temporada na Divisão de Honra da AF Porto, o Infesta assume-se como o grande candidato á subida?
JMR: Se fosse pelo historial, os principais candidatos seriam o Salgueiros e o Felgueiras. O nosso objectivo não passa pela subida. Como já referi os objectivos passam pela estabilização do clube e posteriormente nos anos seguintes, ai sim procurar devolver o clube aos campeonatos nacionais. No entanto, quer eu quer os jogadores não iremos entrar em nenhum campo para empatar ou para perder por poucos. Se a oportunidade surgir já este ano não a iremos desperdiçar, isso é uma promessa que deixo a todos os adeptos do Infesta.

BdI: Acha que este tipo de campeonato é dos mais competitivos do futebol nacional? Quais acha que serão as equipas que vão lutar pela subida de divisão?
JMR: Pelo que tenho observado nestes últimos anos sim. Existem excelentes jogadores, excelentes técnicos e as condições de trabalho também têm melhorado muito. Relativamente à tua segunda questão não tenho elementos que me permitem dizer quem são os candidatos. Julgo que existe um leque muito alargado de clubes que poderão conseguir esse objectivo. Apenas destaco aqui aqueles clubes que na época passada ficaram logo atrás dos que subiram: Grijó, Pedras Rubras, São Pedro da Cova e Nogueirense. E depois, as duas equipas que este ano subiram na série 1 da 1ª Divisão: Salgueiros e Custóias. Entre este lote estará o Campeão deste ano.

BdI: Quer aproveitar para deixar uma mensagem aos jogadores e adeptos do Infesta que seguem este blogue?
JMR: Aos jogadores, quero dizer que estou muito contente com o trabalho deles. Uma equipa é muito mais do que a soma das qualidades de cada um. Apenas com a vossa capacidade de concentração, com a vossa motivação e com a vossa capacidade de interagir uns com os outros é que poderemos atingir a excelência. Sozinho nunca conseguirás atingir o topo. Vocês precisam uns dos outros e o Infesta precisa de VÓS. Juntos conseguiremos atingir todos os objectivos, quem sabe até superá-los.
Aos adeptos peço-lhes que acompanhem e apoiem os jogadores. Por aquilo que têm feito, eles merecem o carinho de todos aqueles que levam o Infesta no coração.

2 comentários:

  1. fico um pouco desiludido por constatar que os objectivos do infesta nao passam pela subida mas tb entendo que queiram dar mais tempo para os jogadores ganharem mais experiencia e so' depois subir.. espero que este treinador volte a motivar os jogadores e por sua vez conseguir motivar os adeptos a ir ao estadio

    saudaçoes

    ResponderEliminar
  2. Eu não fiquei desiludido. É compreensivel que o Infesta queira estabilizar um pouco para ganhar força novamente para subir aos nacionais. Mas acredito que depois dos jogos que teem feito que o Infesta muito dificilmente não vaai subir. Acho que somos a melhor equipa do campeonato.,

    ResponderEliminar