quinta-feira, 22 de julho de 2010

Manuel António foi homenageado

A Direcção do FC Infesta, decidiu homenagear o ex-técnico Manuel António num jantar que serviu para encerrar uma ligação que durou 27 anos ao Clube. Manuel António ingressou no Clube como jogador em 1983/84, ano em que o Infesta se sagrou Campeão Regional, subindo á 3ª Divisão Nacional e mais tarde, em 1988/89, quando o Infesta conseguiu a promoção á 2ª Divisão B, divisão onde o Clube permaneceu durante 20 temporadas consecutivas.
Manuel António foi um jogador polivalente com um estilo muito próprio, muita dedicação ao Clube, entregava-se muito ao jogo com garra e lealdade, características que fizeram dele um exemplar capitão de equipa, jogando até aos 41 anos, altura em que passou para adjunto do treinador Augusto Mata.
Assumiu o comando da equipa principal em 2003/04, num ano marcado pela redução vertiginosa do orçamento da equipa e que conseguiu um 14º lugar na classificação, salvando-se milagrosamente da descida. Os primeiros anos foram satisfatórios com um 8º lugar em 2004, um 3º em 2005, um 5º em 2006 e um 6º em 2007, em 2008 o Infesta manteve-se mas teve de lutar pela manutenção na 2ª fase. Os anos de 2009 e 2010 foram fatídicos para o destino de Manuel António no comando técnico do Infesta com as consecutivas descidas de divisão, que culminaram com a descida á Divisão de Honra da AF Porto.
Manuel António representou o Clube em 1013 jogos, dos quais, 63, em participações na Taça de Portugal, o que perfaz uma media de 38 jogos por época, algo raramente atingível.
No final, Manuel António agradeceu a lembrança que recebeu da Direcção, alusiva ao acto, e muito comovido desabafou: “Nunca me vou esquecer dos anos que passei no Infesta. Agradeço tudo o que fizeram por mim. Tenho a consciência de que dei tudo o que tinha, as coisas nem sempre foram do agrado de todos, principalmente nestes dois últimos anos. Todos sofremos. Não podem imaginar a forma como eu também sofri. De qualquer das formas, saio tranquilo e tenho a consciência que fiz tudo pelo Clube e sempre que o Clube pretender alguma coisa de mim, eu estarei presente. Nunca vou esquecer todas as pessoas ligadas ao Clube que trabalham aqui graciosamente e já que o Clube deu dois passos atrás, faço votos para que a seguir, dê três passos em frente”.
Manuel António referiu que continua a aguardar contactos de outros clubes para continuar a vida de treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário